Vara da Justiça Federal poderá ser instalada em Manhuaçu

Vara da Justiça Federal poderá ser instalada em Manhuaçu

A confirmação aconteceu pelo Juiz Federal e Diretor do Foro, Itelmar Raydan Evangelista, que reuniu-se com o Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros.

Manhuaçu poderá obter uma grande conquista na área judicial no início do próximo ano. Se um imóvel que já está sendo procurado for alugado pela prefeitura, uma Vara da Justiça Federal será implantada na cidade. A confirmação aconteceu pelo Juiz Federal e Diretor do Foro, Itelmar Raydan Evangelista, que reuniu-se com o Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, na tarde desta terça-feira, no gabinete da prefeitura.

Acompanhado de um engenheiro de Belo Horizonte, Luciano Xavier Adjafre, o Juiz Federal está a dois dias na cidade verificando e observando alguns imóveis que será alugado. “Viemos à Manhuaçu verificar a localização de imóveis, a viabilidade, dimensão, características peculiares que possam abrigar a Vara Federal. Nestes dois dias olhamos vários imóveis e encontramos alguns. Estamos levando um relatório para Belo Horizonte. Vamos aguardar as plantas que solicitamos aos proprietários e a partir daí analisar a nossa necessidade. Acreditamos que nestes seis meses tudo possa se resolver e estamos bastante otimistas”, explicou.

Estiveram presentes também no encontro, os Juízes de Direito de Manhuaçu Walteir José da Silva, Vinicíus Dias Paes Ristori e Renata Bonfim Pacheco. O Presidente da Câmara de Manhuaçu, Antônio Carlos Xavier da Gama e os vereadores, Renato César Von Randow e Maria Imaculada também participaram.

2011

Segundo Itelmar Raydan, se tudo ocorrer dentro do previsto, a implantação da Vara será no início de 2011. “A Vara Federal de Manhuaçu está no cronograma de instalação para 2011 e o tribunal quer priorizar para o início do ano. A nossa meta é em fevereiro”, relatou.

O Juiz Federal ainda comentou sobre o processo de interiorização da justiça federal. “A Justiça Federal sempre foi localizada em grandes centros e há cinco anos começou a ganhar espaço em cidades menores e nesse segundo processo de interiorização técnica e política foram eleitos municípios onde havia grande demanda de processo”, salientou.

O Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, está otimista. “É um ganho muito grande para o município. Manhuaçu está de portas para recebê-los. A cidade tem uns quatro imóveis que servem para esta finalidade, então acho que tudo vai dar certo”, comentou.

Para o Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Manhuaçu, Walteir José da Silva, a implantação da Vara irá acelerar os processos federais, amenizando o número de processos estaduais. “Essa notícia é motivo de muita alegria. Estamos lutando há anos por esta conquista. Hoje o juizado especial federal atende a aproximadamente 4.500 processos e com certeza esta demanda irá aumentar. Existe a possibilidade de instalação da 2ª Vara logo após a 1ª”, disse e acrescentou: “Hoje acontece que ficamos com uma demanda muito grande e isso precisa de tempo e acaba que os processos ficam se arrastando por longos anos”.

Benefícios

Com a realização deste sonho, a população terá atendimento na demanda de pensão, direito a licença saúde, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Para o Presidente da OAB Seção Manhuaçu, José Paulo Hott, “a Justiça Federal agrega a maioria dos serviços judiciários, então será uma grande conquista para Manhuaçu e região”, concluiu.

Fonte: Manhuaçu.com